O que é acreditação

A KZT é ONA Acreditado Pleno

  • O QUE É ACREDITAÇÃO

  • A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

    Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

    Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

    A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

    NÍVEIS DE ACREDITAÇÃO

    A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

    A instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis:

    Nível 1 - Acreditado

    A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
    Certificado válido por dois anos.

    Nível 2 - Acreditado Pleno

    A organização precisa atender a dois critérios:

    1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
    2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

    Certificado válido por dois anos.

    Nível 3 - Acreditado com Excelência

    A organização precisa atender a três critérios:

    1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
    2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
    3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

    Certificado válido por três anos.

    Mais detalhes sobre os padrões exigidos, a metodologia de avaliação e as diferenças entre os níveis estão disponíveis no Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços Odontológicos.

    Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:

    Hospitais
    Ambulatórios
    Laboratórios
    Serviços de Pronto Atendimento
    Home Care
    Serviços Oncológicos
    Serviços de Medicina Hiperbárica
    Serviços de Hemoterapia
    Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
    Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
    Serviços Odontológicos
    Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
    Serviços de Dietoterapia
    Serviços de Manipulação
    Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
  • Acesse o site oficial da ONA